"Doleiro dos doleiros", Dario Messer é preso em São Paulo

Publicado em 31/07/2019 18:06

LOGO REUTERS

Por Rodirgo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O doleiro Dario Messer, conhecido como o “doleiro dos doleiros”, peça-chave na movimentação de dinheiro ilegal no esquema de corrupção e propina do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, foi preso em São Paulo nesta quarta-feira, informaram a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

"Dario Messer é o cabeça de uma grande rede de doleiros que trabalhava no submundo para lavar dinheiro de empreiteiras, políticos e sonegadores. Sua prisão representa um marco no combate ao crime organizado", disse à Reuters o procurador da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro, Eduardo El Hage.

Messer estava foragido desde 2018 e é considerado um protagonista na movimentação de recursos ilegais desviados pelo grupo de Cabral.

Segundo MPF, o “doleiro dos doleiros” montou um banco paralelo para que os “clientes” pudessem movimentar e acompanhar as contas com os recursos ilegais. As investigações apontam que esse banco da propina chegou a ter mais de 400 "correntistas".

A previsão é que Messer seja trazido para o Rio de Janeiro nas próximas horas. Segundo uma fonte do Ministério Público, o doleiro "estava bem diferente fisicamente, cabelo pintado de ruivo e identidade falsa".

Neste mês, um operador do esquema de Messer, o também doleiro Mario Libman, foi preso pela PF em sua casa, um apartamento de luxo em Ipanema, no Rio de Janeiro. Na operação, o Ministério Público Federal descobriu negócios feitos entre os dois doleiros ao longo dos últimos anos.

O filho de Libman, Rafael Libman, foi casado com a filha de Dario Messer e ele também já foi alvo da Lava jato no Estado.

Cabral está preso há mais de dois anos e já foi condenado a penas que somam mais de 200 anos de reclusão. Ele ainda é réu em inúmeros processo que correm na Justiça do Rio de Janeiro.

(Edição de Alexandre Caverni)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário