Toffoli vai assumir presidência do STF e pode soltar Lula em julho (Correio Braziliense/Blog Vicente Nunes)
Há muitos petistas comemorando por antecipação e já fazendo as contas. Eles apostam alto que o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), poderá tirar Lula da cadeia ainda neste mês de julho, informa a jornalista Denise Rothenburg, do Correio.
Como o presidente Michel Temer fará várias viagens para o exterior, a presidente do STF, Cármen Lúcia, assumirá o comando do país. Com isso, Dias Toffoli passará a tocar o Supremo nesse período de recesso do Judiciário. Na presidência da Corte, poderá acolher monocraticamente qualquer liminar que lhe chegar às mãos, inclusive uma requerendo a liberdade de Lula.
Os petistas não querem fazer alarde sobre tal possibilidade, mas, internamente, já fazem planos, como o de promover uma grande viagem do petista pelo país para reforçar a candidatura dele ao Palácio do Planalto. A meta será constranger ao máximo a Justiça Eleitoral, que, pela Lei da Ficha Limpa, terá que negar o registro de Lula como candidato.
O prazo para a possível liberdade de Lula já está demarcado: entre 23 e 27 de julho. Nesse período, Temer vai emendar duas viagens ao exterior. A primeira parada, entre 23 e 24, será no México, onde ele participará da reunião da Aliança do Pacífico. A segunda parada será na África do Sul, para a reunião dos Brics, acrônimo que reúne, além daquele país, Brasil, China, Rússia e Índia.
Pela lei eleitoral, nem o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, nem o presidente do Senado, Eunício Oliveira, podem assumir a Presidência da República, pois, se o fizessem, estariam impedidos de disputar as próximas eleições. Eles também devem se ausentar do país. Por, isso, o chefia do Brasil vai para Cármen Lúcia.
Como diz um petista graduado, tudo conspira a favor da libertação de Lula. Depois de José Dirceu, de quem foi subordinado, Toffoli poderá tirar Lula da cadeia, criando um grande fato político, que terá enorme repercussão nas eleições. O país, por sinal, já estará mergulhado na corrida ao Palácio do Planalto.
Cármen Lúcia pode evitar a implosão do STF (O Antagonista)
O PT deve pedir a soltura de Lula ao plantonista Dias Toffoli.
Se quiser evitar a implosão do STF, Cármen Lúcia pode continuar no comando da Corte enquanto estiver exercendo o cargo de presidente da República.
Diz Andréia Sadi:
“Não está descartado que a ministra acumule as duas presidências. Ela acumulou os dois cargos nas duas vezes em que substituiu o presidente Michel Temer.
Em 2014, quando era presidente do STF, o ministro Ricardo Lewandowski assumiu a Presidência da República sem deixar o comando da Corte durante viagem da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, para a 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas.”
Documento comprova que Dias Toffoli foi advogado-outorgado de Dirceu
Cármen Lúcia pode evitar a implosão do STF
SALVARBrasil 09.07.18 08:39
O PT deve pedir a soltura de Lula ao plantonista Dias Toffoli.
Se quiser evitar a implosão do STF, Cármen Lúcia pode continuar no comando da Corte enquanto estiver exercendo o cargo de presidente da República.
Diz Andréia Sadi:
“Não está descartado que a ministra acumule as duas presidências. Ela acumulou os dois cargos nas duas vezes em que substituiu o presidente Michel Temer.
Em 2014, quando era presidente do STF, o ministro Ricardo Lewandowski assumiu a Presidência da República sem deixar o comando da Corte durante viagem da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, para a 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas.”
Almanakut Brasil Ribeirão Preto - SP
Intervenção Militar e Faxina Geral!
Carlos Ramalho Mangaratiba - RJ
Coisa mais ridícula isso, se pegar a ficha do Min. Alexandre "STF" tudo é do PSDB, milita até hoje, se pegar a do Moro e 90% dos Juízes do TRF4ª, todos do PSDB, morei no sul e conheço. Se de um lado pode, do outro também. E eleição se ganha nas urnas, não em artimanhas judiciais.
Sr. Carlos, vejo que você é uma pessoa que "enxerga longe"... poderia explicar melhor o termo que você usou no final "artimanhas judiciais"... O que significa?
Interpretar o que lê é de fato meio complicado.
Lindolfo Pereira Londrina - PR
Claro que o pedido do desembargador-petista por si só já é um problema (palhaçada), mas o que pode acontecer depois disso é o que me preocupa..., Sergio Moro indo contra uma ordem superior a ele abre margem pra oposição bater mais ainda nele (se bem que ele já deve estar calejado), e por outro lado expõe a fragilidade do sistema, totalmente falho, ridículo..., quantas vezes isso já ocorreu sem ninguém ficar sabendo?
Flamariom Santos Schieffelbein São José - SC
Somente um grande idiota pra não perceber que o desembargador Rogério Favreto, filiado do PT de 1991 até 2010 (quando se desfiliou para assumir como Desembargador do TRF-4 em 2011), decidiu pela soltura do Sr. LULA da carceragem da PF de Curitiba não como magistrado, mas sim como cabeça pensante do PT... A conduta dele desmoralizou, maculou a imagem já desgastada do judiciário brasileiro.
Sugestão: mudar a Constituição Federal e acabar com o quinto constitucional para os advogados em todas as instâncias do judiciário, e acabar de vez com a indicação e nomeação política dos magistrados de segunda e terceira instância.Nós, o povo brasileiro, pensamos de uma única forma: que a lei deve seguir a máxima: PAU QUE BATE EM CHICO, TEM QUE BATER EM FRANCISCO !...
Lecian Gilberto Conrad IBIRUBÁ - RS
De acordo com sua análise, estás dizendo que no judiciário há julgamento político?
Que pergunta?? Onde será que esse Sr LECIAN vive?
Lecian já foi candidato a vereador pelo PT partido dos trambiqueiros por duas vezes!! Está explicado o seu posicionamento radical! Tem um altar em casa para são luladrao
José Antonio Dias Toffoli, não cometerá esse grande erro de soltar Luis Inácio, porque se assim o fizer, o dano será irreparável e alarga-se a boca para venezualização do Brasil e ele já está no mais alto grau de poder do Brasil, não cometerá tal desatino.
Quando se senta na cadeira de Ministro do Supremo, você tem vontades que não podem serem satisfeitas, a não ser que a falta de escrúpulos seja superior ao bom senso do direito.
Nós precisamos de emprego e salvar a economia, qual a melhor pessoa para isso?
Geraldo Alkimim, pode ter certeza disso, muito embora ele não seja consenso em nenhuma das hipóteses possíveis na atual política brasileira, até em seu próprio partido, mesmo assim é o nome mais credenciado para o momento, ou nos livramos dos radicais e populistas ou continuaremos a afundar.