Teor de proteína da soja reduz à medida que produtividade aumenta; remuneração por qualidade pode reverter essa tendência

Publicado em 31/01/2018 13:29
Indústrias reclamam da redução de proteína na soja, mas ainda não falam em remunerar melhor quem oferece maior qualidade

LOGO nalogo

Marcelo Alvares de Oliveira, pesquisador da Embrapa Soja e presidente da Abrapos, destacou ao Notícias Agrícolas nesta quarta-feira (31) que a produtividade da soja pe inversamente proporcional ao seu teor de proteína.

Ele lembra que, nos anos 1970, o acordo da indústria com os produtores era de que o grão tivesse 40% de proteína e 20% de óleo. Com o passar do tempo, o melhoramento genético acabou aumentando a quantidade de sacas por hectare nas lavouras, mas, como indica as pesquisas da Embrapa, prejudicou essa questão.

De acordo com os números da safra passada, a soja brasileira trabalha hoje com uma média de 37% de proteína no grão, dependendo do ano, das condições ambientais e das condições de manejo. Oliveira salienta que existem alguns cultivares que possuem tanto propriedade quanto proteína elevados, mas que, no geral, a proporção se faz presente.

Contudo, o número de proteína encontrada por hectare não está caindo. Assim, deve-se esmagar mais grãos para conseguir a mesma quantidade de proteína, gerando um custo maior para a indústria.

Ele aponta que um pagamento por proteína seria ideal, mas que o país possui problemas de armazenamento que fariam com que essa questão não fosse efetiva. Para o pesquisador, poucos players teriam condição de trabalhar desta maneira no dia de hoje.

A Embrapa também alerta para que não sejam lançados materiais genéticos no mercado com baixo teor de proteína.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rogerio Zart Campo Grande - MS

    Redução do teor de proteína da soja é consequência do manejo com excesso de químicos... Com a utilização de biológicos e fertilizantes naturais observa-se a melhora na qualidade do produto.

    19
    • carlo meloni sao paulo - SP

      ja' vi esse filme na gordura do leite---

      1
    • DIOGO SABIAO Araçatuba - SP

      Tente produzir sem agroquimicos..., quero ver controlar buva, capim amargoso, percevejo, ferrugem, e tantos outras que temos que nos defender para produzirmos, gostaria de ver a produtividade e rentabilidade desses "orgânicos"

      1