Pesquisa mostra que feijoeiro melhorado geneticamente atrai microrganismos do solo que auxiliam na proteção da planta
Publicado em 07/11/2017 13:46
A descoberta do mecanismo da planta que atrai esses microrganismos pode ser a evolução dos atuais processos de melhoramento genético
Lucas Willian Mendes - Pesquisador de Pós-Doutorado do CENA/USP falou ao Notícias Agrícolas sobre o estudo Microbioma na rizosfera na supreção de doenças do feijoeiro.
Para traduzir o tema do estudo, o pesquisador explicou que o microbioma é toda diversidade de microrganismos no ambiente, no caso foi estudado a rizosfera do feijão que é a parte do solo que está em contato com a raiz da planta. Foi constado que os microrganismos são importantes porque auxiliam na proteção de doenças e na nutrição da planta.
O microbioma é o estudo da diversidade dos microganismos relacionados a rizosfera da planta. A pesquisa quis entender se os organimos estão do lado da planta, podem proteger a planta. Foi realizada uma comparação da planta suscetível e uma planta resistente ao fusarium.
Os microoganismos que estão presentes na rizosfera ajudam a planta a suprimir o patógeno, então a planta resistente apresentou abundância nos organismo que combatem o patógeno, que sao bacterias combatentes.
O próximo passo da pesquisa é entender qual o processo que seleciona esses organismos na rizofera e qual a parte genética da planta que produz algum composto que faz essa atração, se conseguir entender isso, o outro passo é levar o processo para a planta modificada geneticamente. Agregando um elemento a mais no melhoramento genético.
Conclusão: Os microrganismos são importantes, por impedir que o patógeno infecte a planta.
A pesquisa pode ser aplicada não somente no feijão mas também no tomate e trigo.
O feijão foi escolhido para a pesquisa devido a importância ecônomica para o país e pelos problemas com a doença do fuzarium.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Bruna Fernandes
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso