Regularidade das chuvas para a região central do país só deve acontecer no início de novembro

Publicado em 09/10/2017 18:21
Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Bloqueio atmosférico só será rompido a partir do dia 20 de outubro e chuvas voltam ainda de forma irregular para as regiões produtoras do Centro Oeste

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do centro de análise e previsão do tempo do Inmet, destaca que as chuvas do final de semana no Brasil foram marcadas por grandes volumes, que chegaram a ser superiores a 100mm no estado do Paraná.

No Rio Grande do Sul, principalmente na região da Campanha, as chuvas deram uma diminuída significativa. A maior concentração se deu no centro-norte, com direção a Santa Catarina e ao Paraná.

Na região Central, o Mato Grosso do Sul recebeu volumes entre 10mm a 30mm. Choveu satisfatoriamente no centro-leste de São Paulo, com volumes acima de 50mm, enquanto o triângulo mineiro e o sul de Minas apresentaram chuvas isoladas.

Os estados de Goiás e o centro-norte de Minas não receberam chuvas no final de semana, situação que também se refletiu no Tocantins. No estado do Mato Grosso, choveu pouco, com volumes mais concentrados no noroeste do estado.

Neste momento, principalmente entre Minas Gerais e Goiás, não há nuvens associadas a instabilidades climáticas que podem ocasionar chuvas. O comportamento dessa tarde mostra um efeito local com chuvas localizadas entre o norte do Tocantins e do Pará, ocasionadas por um efeito local, além de novas chuvas para o Mato Grosso do Sul e para o Paraná. No Mato Grosso, houve a formação de nuvens, mas as chuvas continuam espalhadas, com volumes baixos, por volta dos 10mm. Essa situação deve se estender até amanhã, de acordo com o modelo Cosmos do Inmet e com o modelo americano.

A região central, com destaque para o centro-norte de Minas Gerais, o estado de Goiás e o Mato Grosso, deve ficar sem receber chuvas em função de um bloqueio atmosférico que estará em evidência durante toda essa semana. As previsões indicam que esse bloqueio pode ser deslocado mais para o Nordeste entre os dias 17 e 18.

Para quarta-feira, a situação é preocupante. O Centro-Norte do Rio Grande do Sul deve receber acumulados acima dos 100mm até a quinta-feira. De acordo com Almeida, essa chuva muito volumosa pode prejudicar a agricultura do estado.

Entretanto, o padrão atmosférico deve mudar só a partir do final do mês de outubro, quando as chuvas devem apresentar regularidade ao longo do país até o dia 12 de novembro, devendo colaborar para o plantio.

Queda de granizo em Costa Rica (MT)

Queda de granizo em Costa Rica (MT)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário