Proposta do Mercosul para a União Europeia está pronta, diz ministro do MDCI
O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, disse, nesta segunda-feira (16/11), que a proposta do Mercosul para um acordo com a União Europeia está pronta e que espera iniciar a fase de troca de ofertas ainda neste ano. “A troca é o início. Esperamos até 2017 estar com o acordo em vigor”, disse ele, ao participar de um encontro com representantes de Câmaras de Comércio dos países europeus, em São Paulo.
“A proposta do Mercosul está pronta e estamos dispostos a iniciar o processo de trocas imediatamente. Vai haver uma reunião dos ministros europeus no dia 27 de novembro e eles têm que validar a proposta europeia”, disse Monteiro, destacando que há divergências que precisam ser resolvidas entre os países do Velho Continente. “Há países que são mais defensivos em matéria de bens agrícolas”, informou, sem citar quais seriam esses países, em entrevista coletiva depois do evento.
De acordo com Armando Monteiro, a proposta do bloco sul-americano tem uma cobertura de 90% dos bens e serviços que podem ser comercializados com os europeus. Na avaliação dele, a posição do Mercosul torna viável um acordo, que só pode ser concretizado se houver, nas palavras dele, “um número expressivo de bens”. O resultados, na opinião do ministro, será o fortalecimento das duas regiões.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC