Fala Produtor - Mensagem

  • Antonio de Pádua Coutinho Ferreira Monte Carmelo - MG 19/06/2009 00:00

    João Batista, gostaria de destacar um artigo publicado pelo senador Francisco Dornelles onde chama a atenção do governo no que se refere a sobretaxa de 9% imposta pela União Européia ao café solúvel brasileiro desde o ano de 2006. Observa ele que essa taxação é aplicada somente ao produto exportado pelo Brasil, acarretando assim uma concorrência desleal com prejuizo ao produto brasileiro. Alega o senador que esta cobrança de 9% sobre o solúvel brasileiro tem violado todos os preceitos acordados nas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). Disse ainda o senador “não estamos sabendo negociar as justas contrapartidas para os nossos produtos de forma a defender a indústria nacional, principalmente a do café solúvel. O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento devem atuar com maior agressividade nesta questão” .

    O parlamentar enfatizou que, caso o governo brasileiro continue de braços cruzados diante do problema mencionado, vai assistir à derrocada da indústria de café solúvel do Brasil e que somente no primeiro trimestre deste ano as vendas do solúvel para a Europa caíram 58%. Um efeito mais imediato é o fechamento de fábricas no país, que chegou a ter 11(onze) e atualmente restam apenas 7(sete). A discriminação tarifária também provoca a fuga de investimentos no Brasil, já que nenhum investidor vai querer implantar novas fábricas em um país com café sobretaxado na Europa.

    Acho importante para a cafeicultura a exportação também do café solúvel uma vez que além da agregação de valor ao nosso produto, contribui para o desenvolvimento da indústria nacional e a geração de empregos no nosso país. Pedimos mais ação ao nosso governo na defesa dos interesses do Brasil.

    0