Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 05/06/2009 00:00

    Como é fácil prever o futuro quando lidamos com gentalha. Como avisei, já podemos ver hoje algumas entrevistas sobre a geada no Paraná. Alguns estão dizendo que "se gear novamente" teremos perdas. Outros dizem que é cedo para avaliar perdas,pois o milho pode se recuperar.

    Bem, que eu saiba nós plantamos milho BT, transgênico, e não milho "Lázaro", que resssuscita dos mortos. Queimou a folha, tá queimada. Acabou a fotossíntese. Não enche mais o grão. Será que vou ter que desenhar para que eles entendam.

    As cooperativas "explorativas", como bem colocou o Jurandir Lamb, são as maiores compradoras de milho no oeste do Paraná, para abastecer os avicultores explorados por elas.

    Está balela de "poupança da terra" acontece aqui também. Concordo com a idéia de sacar esta poupança. Agricultor tem que deixar de ser ingênuo e parar de tentar produzir mais que o vizinho. O que vale é lucratividade, não produtividade. Um não está necessariamente ligado ao outro.

    Fizeram uma lavagem cerebral tão boa que colocaram na cabeça do agricultor que o seu vizinho é seu concorrente. Por isso nem debaixo de chicote conseguimos nos unir.

    Temos uma força descomunal, mas totalmente acéfalos.

    0