Fala Produtor - Mensagem

  • Jurandir Alexandre Lamb Cascavel - PR 04/06/2009 00:00

    Reforco os comentarios do amigo Carlos Nascimento, de Campo Mourão sobre as geadas que ocorreram nos dias 03 e 04 de junho. Aqui na regiao de Cascavel e Toledo e arredores tivemos registros de até -1 grau, com geada forte mesmo, lavouras de milho safrinha atrasado cozinhou tudo..., mas qual cooperativa (robativa, explorativa) tem interesse em divulgar o real estrago da geada???, se publicar terão que aumentar o preço do milho ao produtor e diminuir seus lucros, pois não querem diminuir seus lucros. Sobre o movimento de fechar os bancos, as "explorativas" e cerealistas, conforme o colega falouaqui neste espaço, digo que isso não resolve muito, o que irá resolver é pormos a mão na consciencia e comecar a produzir com rentabilidade para nós, e nao para as "explorativas" que sao maquinas de vender...

    O que voce me diz se todos os produtores pensarem da mesma forma e o Brasil sair dos seus recordes de safra e voltar há 3 anos apenas, saindo das atuais 140 milhoes de ton. de alimentos produzidos e voltar a produzir 65 milhoes, o que seria dessas explorativas???

    Ai sim elas darao o verdadeiro valor aos produtores..., eu digo, com o peito estufado, que plantarei a mesma area de soja, milho e feijao do ano passado, mas vou reduzir o meu custo em 45% e tentar obter uma renda maior que nos anos que se investimos em adubo para a "poupança na terra" como falam os vendedores da Coopavel de Cascavel - "investe hoje que ta sobrando isso e colooque a poupança na terra" - Então eu vou agora resgatar essa "poupança" que fiz durante nove anos... ela está bem gorda ("a terra") e o meu bolso está magrinho... agora quero reverter essa imagem.

    0