Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 04/06/2009 00:00

    As geadas de ontem e hoje foram o golpe de misericórdia na safrinha do Paraná. Pegou de norte a sul, leste a oeste. Sobrou pouco milho sem perdas. Agora vem a armação. Cooperativas e grandes compradores, ajudados pelo Deral e Conab, vão esconder as perdas até o produtor não ter mais nem quirera pra vender. Lá por março de 2010, quando começar a colheita, aí dizem quanto foi a safrinha de 2009. Podem ter certeza que vão anunciar aumento na área plantada de milho de verão. Estes são os verdadeiros vigaristas.

    E mais uma vez o Conselho Monetário edita uma resolução para inglês ver, dando prazo adicional para pagamento de custeio, etc... para agricultores que tiveram prejuízo com a seca, mas só para os municípios que decretaram estado de emergência. No Paraná dá para contar em uma mão os que decretaram. Será que está meia dúzia de municípios são responsáveis por 30 % da safra de soja do estado??? Claro que não. Prefeito não decreta estado de emergência porque perde repasse do Fundo de Participação dos Municípios. O CMN sabe disso e joga pra torcida.

    Quem sabe agora que a safrinha se foi e vai faltar comida na mesa do agricultor, ele não acorda pra vida e protege os interesses de sua família. Sugestão: vamos fechar bancos, cooperativas e cerealistas.

    0