Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 02/06/2009 00:00

    Gostaria de complementar as palavras do amigo Jurandir Lamb, de Cascavel. Existe sim um esquema envolvido na comercialização de cereais no Paraná, e não somente no oeste do estado. Existem vários nomes que descrevem este bando, mas somente um pode ser publicado por este site. Se chama cooperativas. Eu já desafiei aqui o João Batista a fazer uma rápida pesquisa e descobrir há quantos anos as diretorias estão no poder.

    Eles jogam os preços dos cereais lá embaixo, e os outros compradores logicamente acompanham, pagando barato também. A soja é um exemplo e o milho também, como exemplificou nosso amigo Jurandir.

    A cooperativa nunca perde. Nunca. Agricultor para eles é massa de manobra. Eu senti na pele quando pedi prorrogação de dívidas amparado pelas resoluções do Banco Central. Se não ameaçasse levar um advogado e tivesse protocolado os pedidos, estaria perdido.

    Eles fizeram uma lavagem cerebral tão grande nos agricultores que ainda tem gente que apóia os safados. Em todos os meus anos na agricultura eu nunca vi uma cooperativa debater custo de produção de qualquer lavoura que seja. NUNCA.

    Agricultor só vai pra frente quando se livrar da praga chamada financiamento. Quando plantarmos com nossos recursos, seremos livres e donos de nosso destino. Enquanto isso, somos meeiros, sem direito à paga. Nos dão as migalhas. E somos tão mansos que ainda agradecemos.

    Vamos tomar vergonha na cara. Não se passa um dia que eu não pense numa maneira diferente de ganhar dinheiro. Eu já decidi, vou vender um pedaço de terra, me capitalizar e mandar esta cambada pro inferno. Vou me financiar e aplicar em outra atividade. Não dá mais só pra viver de agricultura. Desisto.

    0