Fala Produtor - Mensagem

  • walter luiz roman ibiaça - RS 25/05/2009 00:00

    Fico indignado com a classe produtora (agricultores em especial) do Estado do Paraná, em eleger um governador que se diz inteligente, mas ignora quase tudo sobre ¨transgenicos¨. Ele fala em custo maior, em produtividade menor, em SOJA PURA, e muitas outras bobageiras. Eu sou um agricultor e um profissional liberal com nivel superior na area de ciencias humanas, e para mim, soja pura ou mais limpa é aquela que tem, entre outras coisas, menos ou seis vezes menos AGROTOXICOS.

    O Governador do PR acha que se ganha com a soja não transgenica. Eu se for comprar para comer um kg de Soja, prefiro pagar muito mais pela SOJA TRANSGENICA do que pela não transgenica, porque eu não tenho vontade de comer muito mais agrotoxicos.

    Os custos de uma lavoura transgenica é muito mais barato, ela fica livre de insos, sofre muito menos com estiagens, as colheitadeiras não sujam as peneiras, não embucha elevador, gasta muito menos combustivel. e a soja que sai nos graneleiros é amarelinha,e não esverdeada, como era antigamente quando entrava no cilindro, soja seca misturada com um monte de ervas daninhas, que sobravam nas lavouras, depois de ter usado = ou - 85% mais agrotoxicos. Alem disso gastamos menos em frete, os classificadores das gastam menos energia, com isto mais soja na nossa ficha.

    Poderia ficar horas descrevendo vantagens. Ha!: Ia me esquecendo da principal: aumentei a produtividade de 45 sacas por hectare para 65 em média, atingindo até 76 sacas. Este ano com toda a seca que deu consegui média de 52 sacas por Hectare.

    Falo tudo isto como desabafo, pois estou cansado de ouvir certo governante, vir na televisão, estufar o peito e falar mal da soja transgenica. Graças a Deus já chegou o milho tolerante a insetos, ja plantei e a lavoura estava uma beleza. Logo estará aqui a soja tolerante a insetos, e tambem a soja tolerante a seca. Assim como dizem por aqui que "o porco evoluiu e virou suino", nós, os colonos, temos que evoluir e virar agricultores, e depois crescer e virar Empresários do Agronegocio.

    Um abraço a todos e vamos continuar evoluindo...

    0