Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 27/04/2009 00:00

    João Batista, será que veremos a luz no fim do tunel para a cafeicultura??? Bom, como já dissemos e tornamos a repetir, devemos ter em mente que somente os leilões de opção não serão a solução de nossos problemas. Serão apenas um paliativo momentaneo...,

    A solução definitiva para os problemas da cafeicultura são:

    1- POLITICA DE RENDA, POIS, SEM ELA, QUALQUER ATITUDE QUE TOMARMOS AGORA COM RELAÇÃO à PRORROGAÇÃO DE NOSSAS DIVIDAS NOS DEIXARÁ DAQUI HÁ 3 ANOS INADIMPLENTES NOVAMENTE;

    2- PREÇO MINIMO QUE ACOMPANHE A VARIAÇÃO DE NOSSOS CUSTOS DE PRODUÇÃO. POIS SE NÃO PODEMOS CONTROLAR ESTAS MULTINACIONAIS QUE CONTROLAM O CUSTO DOS INSUMOS,PELO MENOS PODEREMOS CONTROLAR O NOSSO PREÇO MINIMO.

    3- PRORROGAÇÃO DE TODAS AS DIVIDAS DA CAFEICULTURA, TRANSFORMADAS EM SACAS DE CAFÉ POR VINTE ANOS. qUANDO DIZEMOS TODAS AS DIVIDAS, NÃO PODEMOS APENAS INCLUIR O FUNCAFÉ, POIS ESTE REPRESENTA APENAS 1/3 DA DIVIDA. TEMOS QUE INCLUIR OS:

    R.O- RECURSOS OBRIGATÓRIOS

    R-L- RECURSOS LIVRES

    COOPERATIVAS

    POIS O CAFEICULTOR ESTA INADIMPLENTE, SEM CAFÉ E SEM DINHEIRO, MEIAS MEDIDAS NÃO RESOLVERÃO OS PROBLEMAS.

    VEJA A QUESTÃO DOS CUSTEIOS LANÇADOS AGORA, POUCOS SÃO AQUELES QUE TEM CONDIÇÃO PARA CONTRATAR POR VARIOS MOTIVOS:

    -LIMITE DE CRÉDITO

    -SERASA

    -GARANTIAS

    ETC...

    E O MAIS IMPORTANTE, QUE SANEMOS AS CPRs, E QUE DAQUI PARA FRENTE ELAS SEJAM REALMENTE UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS PARA VENDA FUTURA COM O OBJETIVO DE GANHOS PARA O PRODUTOR.

    CARO AMIGO JOÃO BATISTA, ESCLAREÇA QUE MUITOS QUE TINHAM DIREITO DE PARCELAR SUAS CPRs em 4 anos, tiveram que renovar de 2008 para 2009, assim temos que ter a coerencia que as CPRs de 2009 devem entrar no pacote, pois eram aquelas de 2007, que foram alongadas para 2008 e depois para 2009.

    Se elas não entrarem, no final do ano teremos novos cafeicultores travados.

    obrigado

    0