Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos Henrique Castro Alves Campo Florido - MG 03/04/2009 00:00

    João Batista, não adianta os agricultores fazerem greve de produção por um ano... na sequencia, teremos super-produções pois todos vão querer retomar as atividades ou refazer a renda. Acho que uma solução razoavel é a redução gradual da produção até uma taxa de retorno razoavel.

    Como estamos em uma epoca de alta oferta de alimentos, aconselho aos produtores que reduzam suas areas e aproveitem para se capitalizarem e reduzirem as suas dividas. Recomendo isto depois de analisar diversos custos de produção e perceber que os produtores de soja (que utilizam a maior parte de recursos proprios) tem um faturamento de, no minimo, 10% a mais que os demais e podendo chegar a 20% em alguns casos.

    A analise mais profunda mostra que os atuais custos de produção da soja são equivalentes ou levementes superiores aos praticados hoje no mercado, incluindo os juros; a receita remunera apenas quem trabalhou com recursos proprios ou pouco volume financiado... creio que isto mostra a fonte e a principal causa do endividamento.

    A partir dai faço as seguinte perguntas: A causa do endividamento pode ser o juro? Sera que é viavel a utilização de credito para produzir com as atuais remunerações dos grãos? Se é para utilizar credito e continuarmos produzindo, é preciso fazer o que? Redução de juros é suficiente?

    É bom saber que os juros não são a unica causa do aumento do custos, mas sim quais são as taxas embutidas e o quanto elas prejudicam?

    Pensem...

    Carlos Henrique Castro Alves

    Engenheiro Agrônomo

    0