Fala Produtor - Mensagem

  • António josé tondato Candido Mota - SP 31/05/2022 13:34

    É bom os agricultores de milho safrinha se preparem para uma queda na produtividade devido ao ataque de cigarrinha : a não tolerância de alguns híbridos e a falta de combate necessário com defensivos pelos agricultores , na região de Cândido Mota as primeiras áreas colhidas mostram uma redução da produção muito grande , cigarrinha se torna agora a maior praga do milho safrinha superando o percevejo.

    1
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Verdade, cigarrinha se tornou a principal praga do milho..., Percevejos ficou em segundo plano, vai de carona, controlando a Cigarrinha o resto vai de carona doravante...

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Em casa , faltou agua mesmo

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Por aqui, a expectativa é de redução de 30% na produtividade esperada, no mínimo. É inacreditável o que esta doença faz com uma lavoura em uma semana. Vários híbridos não terão uma planta sequer em pé. Falara em safra grande é fakenews da braba. Tipo Lula com 48% dos votos.

      7
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Concordo meu amigo Carlos.., planto milho safrinha há 40 anos, além de plantar também observo Muuiitoo, fatores determinantes que se destacam no momento.., Híbridos, época de Plantio, tratos culturais e Coletividade na semeadura..., São fatores determinantes, sem dúvidas para o Sucesso contra esta praga terrível ??

      0
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      O agricultor aposta tudo no soja e depois tenta a todo custo fazer a tal safrinha essa que para os arrendatários serve pra reforçar o caixa quando não se torna a única opção de sobra financeira, com alto custo dos insumos e os arrendamento subindo cada vez mais aqueles mais loucos ou que não tem o que fazer com o dinheiro pagam alto e adiantado, e o produtor que quase nunca viu sobrar tanto soja líquido por ha não quer nem saber dos riscos e arrenda, então essa corrida provoca esses manejos de cultura soja verão e milho safrinha, muitos sem opção de outra cultura repetem isso durante anos e claro a natureza da a resposta com novas doenças e pragas. Essa do Lula com 48 por cento sem poder ir a rua pra tomar uma no buteco, isso sim e fake news.

      5
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Foi colhido a primeira lavoura na minha região no início da semana passada, material com previsão de 120 scs. ha.., dizimado com Cigarrinha, colheu 55 scs. há, incrível os danos causados, infelizmente..

      1
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      E o preço só vai que vai... para baixo e os analistas de mercado profissionais, só esperando a Conab anunciar uma super safra

      0
    • Paulo Sykora Filho Naviraí - MS

      Cigarrinha em Naviraí-MS (minhas áreas), primeiro milho (plantio 02/02), mesma situação. Potencial de 120 a 130sc/ha (vinha muito bem) foi reduzido pra algo em torno de 65sc/ha a 75sc/ha. Passar a máquina pra ver, terei que antecipar colheita inclusive, pra não deixar cair muito.....E o milho supostamente é "faixa verde", tolerante. Fiz manejo, mas obviamente falhei. Plantio de Março fizemos de 7 a 9 aplicações pra percevejo....de tabela pegamos a cigarrinha. Por isso talvez tenhamos menor impacto (aguardar pra ver, pois fica mais fácil de visualizar na reta final). Mesmo com mais aplicações, aplica hoje, amanhã tem infestação de novo! Complicado custo....

      0