Fala Produtor - Mensagem

  • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR 28/05/2022 07:47

    Pessoal, aqui todos ouviram falar de HELICOVERPA ARMIGERA ,pois bem foi um carnaval de de venda de inseticidas .No ano seguinte após 15 dias de finalizado a colheita de soja eliminamos soqueira de soja pronto faz 5 anos de que não aplicamos nada para essa praga pois matamos de fome . No caso da vedete CIGARRINHA o primeiro passo é conscientizar seu vizinho dum calendario de aplicação para tentar minimizar o problema a esqueci dum detalhe ainda tem variedades um pouco menos suscetiveis a essa praga porém não são milagrosas tudo depende de ações conjuntas.

    4
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr. Adalberto Munhoz, sua observação relativa à Helicoverpa é bastante pertinente. No entanto, é prudente não extrapolar o mesmo raciocínio para outras espécies de pragas, acreditando que o comportamento(resultado) será o mesmo!

      Até porque, pode ter havido o "mascaramento" na prevalência da praga, decorrente do aumento substantivo, naquele momento, do plantio de cultivares INTACTA, ainda que, teoricamente, não resistentes à lagarta armigera.

      0
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Bom dia, sim, concordo plenamente, cada caso é um caso e um detalhe era previsto sim o surgimento de pragas de difícil controle, pois se planta milho no Brasil inteiro, um pais de dimensões continentais. Abraços e obrigado.

      0
    • Nadir Sousa Gameleira de Goiás - GO

      Sr. Adalberto José Munhoz, tem uma dificuldade imensa a respeito de um combate geral nas lavouras comerciais, são as plantações de quintal sem nenhum cuidado, todos conhecemos muita assim.

      0