Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 16/05/2022 13:34

    Quando Justus Von Liebig em 1850 disse: "O rendimento de uma safra é limitado pelo elemento cuja concentração é inferior a um valor mínimo, abaixo do qual as sínteses não podem mais fazer-se". Ou seja, embora todos os nutrientes estejam presentes, a produtividade de uma planta está condicionada ao fator que estiver abaixo do valor demandado, e de nada adiantaria aumentar as quantidades de outros, quando este é o limitante.

    Essa tese ficou conhecida como a LEI DO MÍNIMO.

    Em 1973 foi a vez de Andre Marcel Voisin apresentar a sua tese, que ficou conhecida como a LEI DO MÁXIMO.

    A tese segue essa máxima: "É indispensável, para manter a fertilidade do solo, fazer a restituição, não só dos nutrientes exportados pelas colheitas, mas, também, daqueles perdidos do solo".

    Enfim, muitas "leis" foram instituídas durante os "quase" dois séculos, desde Liebig.

    Agora, estamos numa fase, onde os estudos se voltam para tentar enxergar o solo como um organismo vivo. Onde o protagonismo é dos microrganismos presentes no solo. São eles que têm o poder de disponibilizar os nutrientes para as plantas.

    Inclusive nesta terça-feira o SEO JOÃO BATISTA vai estar na Agro Brasília, onde conta com diversos stands demonstrando o resultado de aplicações de técnicas de inoculação de microrganismos no solo.

    Seria bom que os produtores que usam o N.A. como um meio informativo, recebessem alguma informação a respeito.

    .... " E VAMOS EM FRENTE " ! ! ! ....

    0