Fala Produtor - Mensagem

  • carlo meloni sao paulo - SP 11/05/2022 23:33

    Paulo Roberto Rensi,,,,,A palhada do milho e' muito boa em volume e seu C/N fica ao redor de 60----Ja' a palhada da soja e' menor em volume e seu C/N fica ao redor de 30-----PERGUNTA 1---Sera' que a relação e' menor porque ela absorve mais nitrogênio ????-----PERGUNTA 2---desenvolveram micro organismos capazes de fazer o milho absorver nitrogênio também---Sera' que isso altera C/N do milho reduzindo também o tempo de decomposição ??

    2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. CARLO, vou tentar responder com meus parcos conhecimentos.

      Uma coisa devemos ter em mente: A maioria das gramíneas produzem uma palha "mais dura". Ou seja, os teores de celulose e lignina são maiores do que nas leguminosas. Essas moléculas têm em sua estrutura uma grande quantidade de átomos de Carbono (C). Daí a relação ser mais alta.

      Esse metabolismo é uma característica das espécies. Toda planta forma de início o carboidrato (COH), depois junta com o Nitrogênio formando o aminoácido (COHN). Essas duas moléculas são as únicas que os insetos, fungos e bactérias conseguem digerir. Então quando a planta está com o metabolismo fraco, essas "duas coisas" ficam com teores mais alto que o normal. É onde a praga e a doença vêm se alimentar.

      Em seguida o aminoácido (COHN) junta-se a Enxofre (S), formando a proteína e esta vai aumentando de tamanho em outras reações biológicas formando vários tamanhos de proteínas, as hemiceluloses, celuloses e ... a "estória é longa" ...

      Veja que o início a energia necessária, para as quebras das moléculas do gás carbônico (CO2) e a água (H2O), resultando no Carboidrato (COH) com a liberação do oxigênio O2 na atmosfera... É a LUZ SOLAR ! .... Esse processo é a "famosa" Fotossíntese !

      Depois, para a planta formar outras moléculas, essa energia é obtida das ligações duplas dos átomos de Carbono. Bem aí já fica mais complicado. A Química Orgânica explica.

      Quanto a segunda pergunta, a resposta é NÃO.

      As bactérias vão disponibilizar o Nitrogênio para a planta "trabalhar tranquila". Ou seja, produzir seus compostos orgânicos, cuja genética já determinou (palha dura).

      Com certeza, com a inoculação desses microrganismos, o custo de adubação vai ser menor, trazendo ganhos na sanidade, produtividade e, financeiros ao produtor.

      Desculpe o meu jeito de matuto na "explicação".

      É que já não me lembro mais das fórmulas e todos aqueles nomes difíceis.

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      ... É que em 2024 vai fazer MEIO SÉCULO que me formei ... KKKkkkk

      E ainda estou vivo !!! .... KKKkkkk

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. CARLO, lá atrás postei uma mensagem onde tem um vídeo muito bom sobre MICROBIOLOGIA DO SOLO.

      PAULO ROBERTO RENSI BANDEIRANTES - PR 07/05/2022 12:20

      AH !! O LINK É .... https://www.noticiasagricolas.com.br/videos/palestra-eventos/241697-palestra-microbiologia-do-solo.html#.YnZ4xujMLIW

      Essa palestra foi feita em 2019 em Naviraí-MS num evento da COPASUL.

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      DESCULPE minha "insistência" ... A fonte de energia do planeta está intimamente relacionada aos compostos de CARBONO (C) .

      Veja a queima (lenha, árvores, carvão, gasolina, diesel) ... Todos são compostos orgânicos que têm o Carbono definindo a sua estrutura molecular.

      No caso do petróleo, são moléculas de hidrocarbonetos.

      Dos compostos orgânico, são moléculas proteicas complexas e/ou celulose.

      Carvão mineral ou xisto betuminoso. o Carbono é o protagonista.

      Enfim, agora estamos a um GRANDE PASSO da ciência ... O USO DO GRAFENO !!!

      QUEM VIVER VERÁ !!!

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      OBRIGADO

      0