Mercado global da soja em 2024: Em meio às complexidades é possível colher oportunidades
Por Alberto Pessina
O mercado global da soja está diante de desafios complexos, desde condições climáticas imprevisíveis até questões logísticas internacionais. Em meio a essas adversidades, é crucial a adaptação e otimização das estratégias adotadas pelos produtores de soja, algo que tem surtido efeito na Agromove.
Traçando um panorama da produção de soja na América Latina, a Argentina registrou recorde de produção na safra 23/24 sob os últimos quatro anos, consolidando-se como um importante player nas exportações globais de farelos de soja. Enquanto isso, o Brasil, com uma safra robusta, enfrenta desafios climáticos e logísticos. Na nossa avaliação é possível identificar oportunidades nesse cenário, adaptando-se às oscilações do mercado para otimizar os resultados.
Outro ponto que tem preocupado nossos produtores são as inferências climáticas e quebras de safra. A principal cultura cultivada no país, a soja, deve apresentar uma produção de 155,3 milhões de toneladas, uma quebra de 4,2% na expectativa, sendo que as primeiras projeções apontavam para uma colheita de 162 milhões de toneladas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) credita esse cenário às chuvas mal distribuídas e temperaturas elevadas, que influenciaram de maneira negativa tanto no plantio, como no desenvolvimento das lavouras. Apesar dos desafios, estratégias de proteção de preços e análise cuidadosa do mercado são essenciais para enfrentar as incertezas, com gestão adequada e informações de precisão - um olhar de mercado.
Fatores externos também amplificam esse cenário. Conflitos internacionais e problemas logísticos no canal de Suez e do Panamá, impactam o transporte marítimo, elevando custos e pressionando os preços de exportação brasileiros. A dificuldade em escoar a produção dos países exportadores também fez com que o nível de estoques nesses países se elevasse.
Estratégias de Mercado e Perspectivas de Preços
Com uma oferta global excedendo a demanda, a competitividade de preços torna-se fundamental. Estratégias de mercado são essenciais para equilibrar a oferta e a demanda, especialmente no Brasil, onde somente uma quebra de safra superior a 10% conseguirá pressionar os preços para cima. Em 2024, o mercado de soja apresenta desafios complexos, desde condições climáticas imprevisíveis até questões logísticas internacionais. A atenção às mudanças nas condições climáticas e logísticas é fundamental para garantir um ano bem-sucedido na produção e comercialização da soja. Mesmo enfrentando pressões nos preços, a Agromove destaca a importância da adaptação às mudanças do mercado como chave para o sucesso, permitindo aos produtores surfar na volatilidade do mercado e proteger as margens de lucro do seu negócio.
Alberto Pessina éFundador e CEO da Agromove, engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, com MBA em Gestão Empresarial, participação no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros – PDC pela Fundação Dom Cabral e mais de 25 anos atuando na Pecuária. Em sua trajetória foi Presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional da Pecuária Intensiva – Assocon, pecuarista e consultor com experiência em gestão de fazendas, confinamento, manejo intensivo de pastagem, ILP e agricultura (milho e soja). Especialista em análise e estratégia de mercado, planejamento financeiro e estratégico. Consultor, Mentor e Membro de Conselhos Administrativos de empresas do setor.