Como alcançar altos rendimentos em soja?, por Prof. Aluizio Borem
Quando você colhe um talhão de soja ele lhe traz uma série de informações úteis para a safra seguinte. A ideia é observar o que ocorreu naquela safra para que você possa ajustar as práticas agronômicas para melhorar a produção na seguinte.
Quando você nota que o rendimento caiu em uma área, a recomendação é que você pare a colheita – enquanto você tem evidências na lavoura – e dar uma olhada naquela nela. Observe as áreas com boa produtividade e compare-as com as áreas fracas.
Aqui estão três recomendações específicas ao colher a soja e identificar problemas existentes:
1. Avalie a população de plantas nas áreas de baixa produtividade
Em áreas com baixa produtividade sua primeira tendência pode ser culpar o mau desempenho do herbicida pelo problema, porque em áreas com baixa população provavelmente haverá mais plantas daninhas. Mas observe ao redor da área e veja se você identifica alguma evidência do que aconteceu.
2. Observe as vagens
As vezes os nós são bem separados e há apenas uma ou duas vagens por nó, o que indica estresse durante a floração. Isto é, planta sofreu algum estresse nas fases R1 a R2. Tente se lembrar como foi o tempo naquela época e na qualidade da aplicação do herbicida. Outra coisa relevante é onde o estresse parece ter ocorrido na planta.
Se você estiver notando uma perda, má formação de frutos ou outro estresse na parte inferior da planta, o estresse ocorreu no início da temporada. Se estiver no topo da planta de soja, o estresse ocorreu mais tarde na estação de cultivo.
3. Observe o número de vagens com três e quatro grãos
Quando o rendimento for baixo mesmo com muitas vagens de três e quatro grãos por planta, então procure por grãos achatados ou grãos murchos.
Em uma situação como esta, o estresse provavelmente foi posterior ao estágio R4 ou R5. A planta formou a vagem, definiu a quantidade de grãos por vagem, mas depois o estresse comprometeu o seu desenvolvimento.
Porém, quando você vê os grãos pequenos, significa que houve um estresse no estágio de crescimento R5 a R6,5, bem no final da safra.
O estresse pode ter vindo de uma seca que coincidiu com a fase de enchimentos de grãos. Ou pode estar relacionado ao tipo de solo ou a uma doença que levou a planta a uma senescência precoce. S
Quer saber mais sobre o agro? Assista os vídeos do canal Agricultura A a Z: bit.ly/agronomiaAZ