Seca na Argentina ameaça abastecimento de trigo, por Prof. Aluizio Borem

Publicado em 25/10/2023 09:57

As regiões agrícolas da Argentina podem sofrer "perdas maciças" nos rendimentos de trigo devido a outra severa seca, alertou a Rosario Grains Exchange no final da quinta-feira, enquanto o país se recupera de uma seca no último ciclo considerado o pior em 60 anos.

A bolsa ainda não mudou sua previsão para uma colheita de trigo de 15 milhões de toneladas métricas para a atual temporada de colheita de 2023/2024.

A Argentina é um grande exportador global de trigo, além de soja e milho processados, mas algumas de suas regiões agrícolas mais férteis estão sofrendo com a seca.

A falta de chuvas da safra passada comprometeu as colheitas, reduzindo pela metade a produção de trigo do país em relação aos 23 milhões de toneladas produzidas no ano anterior.

A bolsa observou que de um milhão de hectares cultivados com trigo na região central, 400.000 estão listados em condições regulares e 100.000 em más condições.

O relatório acrescentou que alguns hectares foram deixados pastagem pelos animais, devido às péssimas condições da área.

Os produtores argentinos plantaram cerca de 5,4 milhões de hectares de trigo, com a colheita inicial marcada para começar nas próximas semanas.

A bolsa disse que as condições da safra dependerá de chuvas, mas alguns especialistas acreditam que o dano já ocorreu e que apenas chuvas isoladas estão previstas para a próxima semana.

A seca também está atrasando o plantio de milho na principal região de plantio do País, e se o tempo seco persistir, algumas áreas podem ser transformados em plantio de soja.

Quer saber mais sobre o agro? Assista os vídeos do canal Agricultura A a Z: bit.ly/agronomiaAZ

Por: Prof. Aluizio Borem

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plano Safra precisa ser ferramenta de apoio, não de abandono, por Coronel Fernanda Plano Safra precisa ser ferramenta de apoio, não de abandono, por Coronel Fernanda
Artigo/Cepea: A precificação de bioinsumos pelo Cepea: desafios e perspectivas para o estabelecimento de um mercado futuro Artigo/Cepea: A precificação de bioinsumos pelo Cepea: desafios e perspectivas para o estabelecimento de um mercado futuro
Tecnológico, o agronegócio se torna celeiro de novas oportunidades para os jovens, por João Marchesan
A ameaça da gripe aviária para humanos, por Décio Luiz Gazzoni
No Dia da Terra, um convite ao setor produtivo: cuidar da água é uma estratégia empresarial, por Jairo Trad
Mercado de capitais avança no Agro, por Pedro Saad Abud