Semente, o início de tudo, por Fabrizio Giolo
As sementes são uma decisão fundamental em um planejamento estratégico de sucesso de toda propriedade agrícola, e quando aliada a outras práticas de manejo em um ambiente adequado, garantem uma agricultura altamente produtiva e sustentável.
É a partir da semente que a vida no campo começa, que uma nova planta ou ciclo de cultura tem início. Da sua qualidade depende a produtividade e a rentabilidade e, portanto, do sucesso de toda uma safra.
Daí a importância dos investimentos feitos em pesquisa e desenvolvimento de novos cultivares e híbridos adaptados aos mais diversos ambientes produtivos. A pujança da agricultura brasileira, referência mundial e responsável por grande parte dos alimentos produzidos no planeta, é resultado desse trabalho realizado em parceria por empresas e produtores rurais. É dessa sinergia que surgem produtos adaptados a cada ambiente produtivo, considerando as diferentes necessidades de clima, solo, disponibilidade hídrica, tolerância as diversas pragas e doenças em um país tropical com dimensões continentais como é o Brasil.
Por isso, neste 21 de agosto, o Dia da Semente, queremos mostrar o quanto de tecnologia existe dentro de uma semente, para que os produtores possam vencer os desafios do campo, aumentar o rendimento de suas propriedades, otimizar o uso da terra e, consequentemente, promover a sustentabilidade da agricultura.
A semente carrega todo o potencial genético pesquisado durante anos, com as mais modernas técnicas em melhoramento genético que, quando exposta a um ambiente adequado e bem manejada, consegue expressar toda o potencial, garantindo uma ótima experiência ao produtor. Esta tecnologia embarcada ganha relevância ainda maior diante das mudanças climáticas e do desafio de termos, até 2050, uma demanda por alimentos vinda de uma população mundial de mais de 10 bilhões de pessoas.
O Dia da Semente é um marco da importância da pesquisa e da inovação para o agronegócio e ressalta a relevância da renovação permanente, como garantia da perpetuidade para as próximas gerações.