Seca continua no cinturão do milho, por Prof. Aluizio Borem
As chuvas de julho melhoraram a situação das lavouras em partes do Cinturão do Milho, nos EUA, permitindo um ligeiro declínio no percentual da área com milho e soja em condições de seca. As previsões de chuvas do início de agosto continuarão a ser mistas.
Após um junho extremamente seco em grande parte do Cinturão do Milho, as chuvas voltaram em algumas áreas em julho. Para o Cinturão do Milho como um todo, julho foi o 15º mais frio e o sétimo mais chuvoso em mais de 30 anos, de acordo com especialistas.
Embora as tendências de temperatura na região tenham sido um pouco mais frias do que o normal, as tendências de precipitação variaram muito mais amplamente no Cinturão do Milho. Em julho, a precipitação total foi acima do normal em partes do a oeste do Cinturão do Milho - da Pensilvânia ao norte de Illinois. Nebraska e Oklahoma também observaram tendências mais chuvas do que o normal para o mês. Para o centro e sul de Illinois até o Missouri, os totais para essa região durante o mês ainda ficaram abaixo do normal.
Infelizmente, julho deixou alguns Estados com um déficit hídrico bastante expressivo, já que as tendências de pouca precipitação foram observadas na maior parte de Iowa, Minnesota e nas Decotas.
Do início de julho ao início de agosto, as condições de seca melhoraram ligeiramente em uma grande parte da região produtora. Embora tenham sido observadas melhorias, grande parte do núcleo do Cinturão do Milho continua sob a seca.
A seca de Iowa, um dos maiores produtores de milho e soja dos EUA, permaneceu praticamente inalterada ao longo do mês e as condições de seca pioraram em Minnesota e no norte de Dakota do Norte. Estados como Ohio, Michigan, Indiana e norte de Illinois relataram uma melhoria de uma a duas categorias nas condições de seca. Grande parte do déficit hídrico na Pensilvânia e em Ohio também foi compensado pelas chuvas. Entre o início de julho e o início de agosto, a proporção das lavouras de milho e soja dos Estados Unidos que estavam sob condições de seca teve uma ligeira melhora. De acordo com o Centro Nacional de Mitigação da Seca, o cultivo de milho sob seca caiu de 67% em 4 de julho para 57% em 1º de agosto.
A primeira semana de agosto, semana que terminou em 5 de agosto, trouxe chuvas acima do normal de Nebraska, Missouri e Kentucky, enquanto grande parte do restante do Cinturão do Milho estava seco durante a semana. Áreas localizadas do sul de Illinois, sudoeste de Iowa e nordeste do Kansas também se beneficiaram dessa faixa de chuvas acima do normal.
Para o Cinturão do Milho como um todo, esta foi a 13ª semana mais quente e a 14ª mais seca de agosto em mais de 30 anos, de acordo com dados do WeatherTrends360. Na segunda semana de agosto, semana que termina em 12 de agosto, as tendências de mais chuvas devem retornar a Illinois, Indiana e Ohio. Chuvas mais fracas também são prováveis na parte central e a leste do Cinturão do Milho, mas a tendência semanal ainda será de precipitação ainda abaixo do normal.
Quer saber mais sobre o agro? Assista os vídeos do canal Agricultura A a Z: bit.ly/agronomiaAZ