Os Satélites e o Agro, por Prof. Aluizio Borem

Publicado em 23/01/2023 11:15

Os esforços crescentes que estão acontecendo em satélites de baixa órbita terrestre poderá ajudar resolver os problemas de conectividade no campo.

O objetivo é criar um mapa geoespacial que os produtores possam usar para rastrear melhor a produtividade e o desempenho das culturas.

Levar dados das lavouras para a nuvem, onde eles podem fazer algo útil com eles, fará muita diferença.

Atualmente, os produtores podem usar os dados coletados por seus dispositivos, como com o aplicativo See & Spray para entender quais áreas do talhão da propriedade ainda precisa ser adubadas ou pulverizadas. Está é uma das tecnologias que serão exibidas no Consumer Electronics Show, maior feira mundial de tecnologias do mundo, que acontece anualmente em Las Vegas a partir desta quinta-feira.

Os preços das commodities, embora voláteis, ainda estão acima dos valores de três anos atrás. Espera-se que o faturamento dos produtores em 2023 seja ainda maior. Um bônus adicional: os preços de fertilizantes e produtos químicos diminuíram nos últimos meses, melhorando as perspectivas para o agro este ano.

Com mais dinheiro no bolso, espera-se que os produtores continuem investindo em equipamentos agrícolas.

Assim, as empresas continuam a desenvolver tecnologias que tornam o produtor consideravelmente mais produtivo do que com as máquinas usadas alguns anos atrás.

Quer saber mais sobre novas tecnologia no agro? Assista aos vídeos e se inscreva no Canal Agricultura A a Z: bit.ly/agronomiaAZ

Fonte: Prof. Aluizio Borem

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plano Safra precisa ser ferramenta de apoio, não de abandono, por Coronel Fernanda Plano Safra precisa ser ferramenta de apoio, não de abandono, por Coronel Fernanda
Artigo/Cepea: A precificação de bioinsumos pelo Cepea: desafios e perspectivas para o estabelecimento de um mercado futuro Artigo/Cepea: A precificação de bioinsumos pelo Cepea: desafios e perspectivas para o estabelecimento de um mercado futuro
Tecnológico, o agronegócio se torna celeiro de novas oportunidades para os jovens, por João Marchesan
A ameaça da gripe aviária para humanos, por Décio Luiz Gazzoni
No Dia da Terra, um convite ao setor produtivo: cuidar da água é uma estratégia empresarial, por Jairo Trad
Mercado de capitais avança no Agro, por Pedro Saad Abud