Como evitar erros de comunicação no agro, por Rodrigo Capella
Você está segurando algumas flechas e tem um grande alvo na sua frente, o maior alvo que você já viu. O seu objetivo é fazer uma grande jogada, acertando, se possível, todas as flechas no centro, local que irá garantir uma maior pontuação, certo? Errado.
As ações de marketing precisam ser consistentes e sólidas, e isso demanda tempo. Se você optar por ter alta performance logo de início, irá perder uma etapa importante: a do aprendizado.
O aprendizado é um ingrediente fundamental para o sucesso das ações de comunicação, e também de marketing, no nosso agronegócio. Essa é uma dica muito importante.
Dentro deste cenário, outro ponto a ser considerado são os erros de comunicação.
Mas, afinal como evitá-los? Confira a seguir algumas dicas:
1) Foque em análises viáveis
O público que a ação de comunicação atingiu, até o momento, é qualificado? Por que? Potenciais clientes já entraram em contato com você? Você conseguiu reforçar alguns diferenciais da marca e também dos serviços da sua empresa? De que forma? Responda estas questões, com calma e de forma ampla. Reúna-se com sua equipe e compile uma grande quantidade de informações para fazer uma análise coerente e viável, fundamental para se corrigir rotas.
2) Não abandone o barco com impulso
Evite precipitação. Cancelar uma ação no meio do percurso pode causar mais prejuízos do que terminar a ação dentro do prazo previsto. Pense nisso e perceba em qual etapa da ação você está e quais resultados foram obtidos. Potencialize esses ganhos nas próximas fases.
3) Faça relatórios periódicos
Registre o andamento dos projetos de comunicação em um documento, de preferência a cada três meses, período interessante para se ter uma análise mais real dos processos e procedimentos. Este tipo de registro será fundamental para a constante e saudável comparação, evitando desvios desnecessários de caminhos.