A Soja no Brasil, por Implemar

Publicado em 11/09/2020 11:16

O QUE É

A soja é uma leguminosa que faz parte da dieta dos Chineses, desde o surgimento da Soja.

QUANDO SURGIU A SOJA NO BRASIL

Segundo historiadores a Soja foi citada por um Imperador Chinês e teve as primeiras referências 5000 anos atrás. Deve-se esta referência,  como um alternativa ao abate de animais na China.

Obviamente a soja de anos atrás difere da atual, justamente por ter suas plantações próximas a rios.Depois disso, a soja passou por cruzamentos naturais até chegar ao sul da China e a outros países.

No entanto, o uso comercial só começou no século XX com os Estados Unidos para a produção de óleo e proteína.

No Brasil estudiosos indicam o primeiro plantio na Bahia em torno de 1880, depois no Rio Grande do sul. Porém,
a expansão deu-se em 1970 quando o comércio de óleo se intensifica e são focadas na demanda externa.

Em contrapartida,  o que mais permitiu a sua introdução em regiões como centro-oeste é justamente os nutrientes do solo do plantio de soja permitir a produção de outras culturas, como milho e feijão.

A SOJA NO BRASIL

A soja é a principal cultura agrícola do país, sem falar na importância econômica para a balança comercial brasileira.

O Brasil teve um crescimento expansivo em relação a produção de soja, em + de 20 anos a área de produção passou de 11,3 milhoes de hectares para quase 35 milhões.

No total soma-se quase um total de 120 milhões de toneladas, isso deve-se principalmente pelas exportações e consequentemente pela melhor produção da lavoura, já que com medidas mais eficientes na produção pode -se produzir mais evitando desperdícios.

O maior produtor de soja do país é Mato Grosso desde 1999, cidades como Rondonópolis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Primavera do Leste, Campo Verde, Campo Novo, Sapezal e Tangará da Serra, entre outras, surgiram e se desenvolveram a partir da cultura da soja. Atualmente, das dez cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, nove têm na sojicultura sua base econômica.

Paraná e Rio Grande do sul seguem como os segundo maiores produtores.

No entanto, em relação aos países mais produtores, destaca-se Estados Unidos, maior produtor mundial com + de 125 milhões de toneladas, seguido pelo Brasil + de 120 milhões e posteriormente a Argentina com 57 milhões de toneladas.

No entanto, devido ao acordo com a China, o Brasil se tornou o maior exportador de grãos para os Chineses se tornando o maior exportador de Soja do mundo, mesmo não tendo a maior produção mundial.

COMO CUIDAR DAS PLANTAÇÕES

Vale ressaltar principalmente que, o volume de produção deve-se ao trato correto do solo das plantações de Soja. Principalmente porque o Brasil conseguiu fazer a adaptação correta do solo para que a produção fosse satisfatória.

Uma das primeiras soluções, foi a correção do solo, com adubos suficientes para dar incremento na produtividade da soja, justamente para adequar a quantidade de nutrientes para a plantação.

Além disso, o uso do calcário para render mais produtividade ao solo, sementes de qualidade para garantir mais sacas por hectare, uso de inoculante para garantir mais produtividade nas sementes, controle da velocidade da plantadeira e finalmente controlar as pragas via pulverizações.

Destaca-se entre as pragas que atacam a soja o percevejo-marrom que requer total atenção do produtor, além obviamente da lagarta e a mosca branca.

Ou seja, é importante a pulverização para a continuidade da produtividade, por isso, é de suma importância o pulverizador estar sempre equipado com as melhores peças, para evitar problemas no processo de pulverizar.

A Implemar é a chave para que isso aconteça, pois fornecemos peças com qualidade e durabilidade para garantir o processo de pulverizar sem afetar a produção devido a “paradas” do pulverizador.

SAFRA 2020/2021

Segundo notícias agrícolas a produção de 2020/2021 deve bater record de 130 milhões de toneladas.

Quem realizou a previsão foi o banco holandês Rabobank, e uma das explicações é justamente o cambio fortalecido pelo dólar alto e as compras aquecidas da china.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crise no campo: estratégias para salvar o produtor rural da inadimplência e proteger seu patrimônio, por Dr. Leandro Marmo
O início da safra de grãos 2024/25 e as ferramentas que potencializam o poder de compra do agricultor
Produção de bioinsumos on-farm, por Décio Gazzoni
Reforma Tributária: algo precisa ser feito, antes que a mesa do consumidor sinta os reflexos dos impostos
Benefícios da fenação para o bolso do produtor
Artigo/Cepea: Quebra de safra e preços baixos limitam rentabilidade na temporada 2023/24
undefined