Fundação Agrisus: Estado da arte da agricultura e da pecuária do estado do Tocantins

Publicado em 01/07/2015 17:43
Por pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura

O desenvolvimento de cultivares de arroz inundado e de feijão auxiliaram a expansão e o cultivo das várzeas tropicais, atualmente a terceira maior área de arroz sob inundação no Brasil.

Graças ao melhoramento genético, novos materiais são adaptados às condições edafoclimáticas, o que permite um crescimento na produção de soja e, mais recentemente, milho safrinha.

Conjuntamente, ações de transferência de tecnologia implantaram novos modelos de manejo das pastagens, proporcionando ações para dirimir as áreas de pastagens degradadas e melhorar o rebanho bovino.

Acompanhar o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, propor soluções de sistemas produtivos sustentáveis é um desafio constante e, para isso, a pesquisa e a inovação tem papel fundamental. O documento contempla uma das ações mais importantes no processo de pesquisa – a investigação dos problemas.

De acordo com o pesquisador em Sistemas de Produção - Fitotecnia Emerson Borghi, um dos autores do texto, "mesmo após tanto tempo, graças ao apoio desta Fundação, as ações de pesquisa estão evoluindo, assim como novas estratégias de transferência de tecnologias em sistemas conservacionistas do solo e da água".

Clique AQUI e leia a íntegra do trabalho. 

Tags:

Fonte: Fundação Agrisus

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A importância do setor privado no auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
O combate ao fogo começa com uma boa gestão
Artigo/Cepea: Reputação no agronegócio internacional: é possível mensurar o intangível?
Artigo/Cepea: Por que monitorar os preços do leite e dos lácteos?
A sucessão familiar e a importância de atrair novos profissionais para o agronegócio