Época de maturação dos frutos é importante na escolha da variedade de café

Publicado em 25/06/2015 12:46
Por José Braz Matiello, Saulo R. Almeida e Iran B.Ferreira engenheiros agrônomos da Fundação Procafé e Marcio L. Carvalho, Fazendas Reunidas L e S

A escolha de uma variedade ou cultivar de café, a ser plantada em uma propriedade, deve considerar três grupos de fatores – as características vegetativas e produtivas da variedade em si, a sua adaptação à região e a sua adequação ao tipo de produtor.

Dentro das características de uma variedade, a época de maturação dos frutos é uma variável importante, para facilitar o manejo da colheita e viabilizar a produção de cafés de melhor qualidade. Existem cultivares com maturação dos frutos precoce, média e tardia.

As características de maturação na variedade apresentam interação com o ambiente e com o tipo do produtor.

Em regiões mais quentes, de altitudes mais baixas, o material de maturação precoce não é tão prioritário como numa região mais fria, de altitude elevada, nesta, pelas baixas temperaturas, a maturação dos frutos do cafeeiro já fica, naturalmente, atrasada e, nessa condição, se não se utilizar uma variedade mais precoce, a colheita costuma coincidir com as florações para a safra seguinte. Cultivares com maturação precoce, assim, não seriam os mais indicados nas áreas quentes, pois o ciclo produtivo, da floração à maturação, é encurtado, a granação dos frutos fica concentrada em curto período e as plantas ficam muito estressadas pela carga. Nessas áreas a prioridade é para cultivares de maturação tardia.

Leia o artigo na íntegra no site do CaféPoint

Tags:

Fonte: CaféPoint

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O início da safra de grãos 2024/25 e as ferramentas que potencializam o poder de compra do agricultor
Produção de bioinsumos on-farm, por Décio Gazzoni
Reforma Tributária: algo precisa ser feito, antes que a mesa do consumidor sinta os reflexos dos impostos
Benefícios da fenação para o bolso do produtor
Artigo/Cepea: Quebra de safra e preços baixos limitam rentabilidade na temporada 2023/24
O Biodiesel e o Biometano no Combustível do Futuro, por Arnaldo Jardim
undefined