Scot Consultoria: Demanda fraca e viés de baixa no mercado do leite e derivados

Publicado em 05/05/2020 09:25

O mercado do leite perdeu força, com a demanda fraca (reflexo do fechamento de estabelecimentos - food service, e paralisação das aulas, devido ao coronavírus ). Depois de quatro meses de alta, os preços pagos aos produtores tiveram ligeiro recuo no Sudeste e Brasil Central e subiram (pouco) no Sul do país.

Considerando a média ponderada dos dezoito estado pesquisados pela Scot Consultoria, houve recuo de 0,2% no pagamento realizado em abril, que remunera o leite entregue em março deste ano. O produtor recebeu, em média, R$1,281 por litro. 

Já o valor médio com bonificações por qualidade e volume ficou em R$1,670 por litro, 0,1% mais frente ao pagamento anterior.

Nem mesmo a produção caindo com mais força neste início de entressafra foi suficiente para dar sustentação aos preços do leite, em meio as dificuldades de escoamento na ponta final. Segundo o do Índice Scot Consultoria de Captação, o volume captado diminuiu 3,0% em março e caiu 3,8% no parcial de abril (média nacional).

As quedas observadas na produção de leite têm sido bem acima do registrado neste mesmo período do ano. 

Em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, os preços caíram ligeiramente. A pressão de baixa é maior devido a destes estados atenderem os principais mercados consumidores (Sudeste), incluindo grande parte das pizzarias, restaurantes, entre outros estabelecimentos fechados.

Nos estados do Sul do país, a queda mais forte na produção deu sustentação aos preços neste último pagamento, mas o viés é de baixa para o próximo pagamento, sem melhorias esperadas no consumo interno.

Para o pagamento a ser realizado em maio/20, referente a produção entregue em abril/20, a expectativa é de queda no preço do leite pago ao produtor em 68,0% dos laticínios pesquisados e nos 32,0% restantes, a previsão é de manutenção. 

Caso a demanda não melhore, a pressão de baixa deverá seguir sobre os preços do leite e derivados nos próximos pagamentos, mesmo com um volume menor de leite (matéria-prima) no mercado interno.

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: a partir de julho, movimento de alta nos preços do leite ao produtor deve perder força e, até mesmo, se inverter
Inscrições abertas para seminário de pecuária de corte e leite no Planalto Norte de SC
Sistema FAEP/SENAR-PR entrega equipamentos ao IDR-PR para melhoria da cadeia do leite
Leite: cotações de leite e derivados no BR vêm reagindo, mas menor competitividade em preço e queda de braço com as importações podem trazer incertezas no 2º semestre
Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite volta a subir em junho
Jovem pecuarista de leite do interior de SP transformou os níveis de produção da propriedade da família