Brasil vai importar carne?, por Scot Consultoria

Publicado em 26/11/2019 17:03

Marina Zaia

Médica veterinária

Scot Consultoria

Escalas curtas em São Paulo

O mercado do boi gordo tem trabalhado com mais parcimônia em São Paulo. Depois de intensa volatilidade na semana passada, já são dois dias de estabilidade de preçoe as escalas de abate dos frigoríficos atendem, em média, entre três e quatro dias.

Alta em 23 praças

Hoje, a cotação do boi gordo subiu em 22 das 32 praças monitoradas pela Scot Consultoria. A oferta restrita de animais prontos para o abate está dificultando a compra pelas indústrias.As praças pecuárias com maiores altas foram as duasda Bahia, Santa Catarina e o Norte doTocantins.

Importação de carne

Em função do aumento do preço da carne bovina no mercado doméstico, veja no destaque abaixo, foi cogitada a possibilidade da importação de carne para equilibrar o mercado.

Contudo, esse é um cenário pouco provável, já que a abertura de mercado é um procedimento que leva tempo e o dólar tem batido recordes, o que prejudica a importação.

De janeiro a outubro a importação de carne in natura foi de 25,28 mil toneladas e a exportação foi quase 49 vezes maior.
 

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pecuária/Cepea: Cepea amplia coleta com a colaboração de “Agregadores de Negócios”
Radar Investimentos: Mato Grosso registrou aumento 25,86% no abate de bovino no primeiro semestre de 2024
Volume exportado de carne bovina alcança 162,5 mil toneladas até a terceira semana de julho/24
Scot Consultoria: Preços inalterados nas praças paulistas
Boi: arroba firme no mercado físico deve enfrentar dois desafios, concorrência com frango após suspensão de exportações e chegada do confinamento
Exportação de carne bovina em Mato Grosso dispara no primeiro semestre de 2024