DA REDAÇÃO: Com avanço da colheita brasileira, preços do café caíram

Publicado em 15/08/2012 14:09 e atualizado em 15/08/2012 15:32
Café: Consumo em 2012 deve chegar a mais de 20 milhões de sacas.Preços caíram com avanço da colheita brasileira, e grãos finos são cada vez mais valorizados no mercado.Produtor precisa ter cautela,pois mercado internacional ainda influencia macrocenário.
Com o avanço no ritmo da colheita de café no país,os preços dos grãos vêm apresentando queda na última semana. Há um conflito na maneira do produtor e do comprador enxergarem o mercado, e enquanto o setor produtivo ainda contabiliza as perdas causadas pela chuva, quem compra acredita que a colheita vai trazer excesso de oferta do produto, baixando os preços.

De acordo com Eduardo Carvalhaes,analista do Escritório Carvalhaes,o mercado vai absorver muitos grãos de baixa qualidade, e quem precisar de cafés finos terá que pagar mais caro.Ele ainda lembra que o cenário internacional e especialmente a economia europeia ainda podem influenciar o mercado a qualquer momento.

Desse modo, o produtor precisa agir com cautela e realizar as vendas com critério. "O produtor não deve ficar sentado em cima de todo o café.Cada vez que tem preço, pode vender alguma coisa, mas também precisa ser resistente" diz o analista.

Caso a quantidade das perdas causadas pelas chuvas seja muito grande, pode haver pressão altista. No momento,entretanto, continua-se trabalhando com uma safra brasileira acima dos 50 milhões de sacas.

A respeito das notícias sobre a substituição dos pés de café conilon pela Corporação Vietnamita de Café,visando maior qualidade ao produto, Carvalhaes argumenta que para isso os custos de produção serão maiores."Todo ano eles apontam que a safra vai ser maior. Se eles terão sucesso nisso é o que temos que ver", comenta.O analista revela que o consumo de robusta tem crescido no mundo,e que quase metade do consumo interno no Brasil já é de café conilon.

O consumo mundial dos grãos continua nos mesmos patamares,segundo Carvalhaes.No Brasil, porém, a quantidade de café consumido em 2012 deve chegar a mais de 20 milhões de sacas, de acordo com projeções da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Thaís Jorge e João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário